Cobertura internacional nos Planos de Saúde
Será que eu preciso de uma Cobertura Internacional no Plano de Saúde? Apesar das diversas críticas quanto ao Sistema Público de Saúde brasileiro, muitos brasileiros acabam sendo pegos de surpresa em outros países, seja tirando férias com a família ou mesmo em uma viagem de trabalho, ou estudo.
Afinal, enfermidades não acontecem de forma programada, é preciso estar sempre pronto para possíveis empecilhos. Principalmente quando o assunto é saúde.
Pensando nisso, a seguir, vamos falar um pouco sobre o Plano de Saúde Internacional, como funcionam, coberturas, carência e muito mais. Vamos lá!
Como funciona o Plano de Saúde Internacional
Em alguns casos, o Plano de Saúde Internacional já está incluso em um Plano de Saúde Premium. No entanto, para quem já possui um plano de saúde, a Cobertura Internacional pode ser inserida como um Aditivo no mesmo.
Todavia, não são todos os planos de saúde que possuem a Cobertura Internacional. No Brasil, por exemplo, poucas empresas possuem esse “Plus” em seus catálogos de serviços, são elas:
- SulAmérica Saúde;
- Bradesco Saúde;
- Notredame Intermédica;
- Amil;
- Porto Seguro;
- Bradesco Saúde;
- Notredame Intermédica;
- Omint;
- Entre outros.
Diferença entre Plano de Saúde Internacional e Seguro Viagem
Atualmente, muitas pessoas associam o Plano de Saúde Internacional com o Seguro Viagem. Porém, existem algumas diferenças entre eles.
No caso do Seguro Viagem, por exemplo, ele é mais indicado para pessoas que viajam esporadicamente. Como em viagens de trabalho ou férias em outros países, por exemplo.
No Seguro Viagem, o contrato é feito baseado no tempo que o viajante ficará em determinados países. Sendo assim, se a viagem durar 30 dias, o Seguro Viagem precisa ter 30 dias.
Mas é obrigatório? Depende! Em países da União Europeia, por exemplo, segundo o tratado de Schengen, o Seguro Viagem e/ou Plano de Saúde Internacional são obrigatórios.
Já o Plano de Saúde Internacional é mais indicado e utilizado por pessoas que viajam constantemente ou que irão residir por um determinado tempo em outro país
Para intercâmbio e estudos no exterior ou mesmo para mudanças de residência para o exterior, o Plano de Saúde Internacional é muito indicado.
Plano de Saúde Internacional Vale a Pena?
Depende! Tudo vai depender da condição de cada indivíduo. Entretanto, para quem tem condições, é extremamente recomendável utilizar o Plano de Saúde Internacional ou o Seguro Viagem.
Por quê? Em países como os Estados Unidos, a Saúde não é pública. Consequentemente, qualquer probleminha, por mais simples que seja, pode acabar com a sua viagem.
Em outros países como o Canadá, por exemplo, o Sistema de Saúde só é gratuito para cidadãos do país. Sendo assim, a turista brasileira para ter acesso precisará contratar um Plano de Saúde Privado.
Quando se pensa em um Plano de Saúde Internacional, o indicado é visualizar o mesmo como um investimento. Afinal, a cobertura internacional possui diversas coberturas.
Plano de Saúde e Cobertura Internacional
Atualmente, cada Plano de Saúde possui a sua própria cobertura internacional. Entretanto, independente do plano contratado, todos precisam dar assistência médica para o contratante.
Em casos de acidentes, por exemplo, o Plano de Saúde cobrirá todas as despesas, incluindo transporte, leito e o próprio tratamento.