Mas afinal, o que são Doenças Crônicas? Segundo a própria OMS, é considerado doenças crônicas todas as doenças com evolução de quadro mais longas. Ou seja, doenças de longa duração.
Embora muitas pessoas associam Doenças Crônicas com algo sem importância, vale lembrar que AIDS, Doença de Chagas e até Câncer é considerado uma doença crônica.
Pensando nisso, a seguir, vamos falar sobre um assunto negligenciado, mas de suma importância: Como os planos de saúde ajudam ou podem ajudar no tratamento de doenças crônicas. Vamos lá!
Tratamento de Doenças Crônicas
Você sabia que cerca de 72% dos portadores de algum tipo de doença crônica só sabe da existência da doença assim que ela apresenta sintomas?
Segundo a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina, esse número é extremamente alarmante.
Por quê? Com base no levantamento da Organização Mundial da Saúde, no Brasil, 74% dos casos estão relacionados com doenças crônicas não transmissíveis.
Além disso, grande parte das doenças de longa duração só apresentam sintomas quando o problema já está avançado.
Em outras palavras, por diversos fatores, a falta de procura por exames de rotina, por exemplo, aumentou exponencialmente o número de óbitos no Brasil.
Benefícios do Plano de Saúde em caso de Doenças Crônicas
Como mencionado anteriormente, 72% das pessoas só sabem da doença quando ela apresenta sintomas. Porém, quanto a doença apresenta sintomas, a doença já está em um grau avançado, principalmente quando falamos de Câncer e HIV, por exemplo.
Neste sentido, o maior benefício do Plano de Saúde em casos de Doenças de Longa Duração é o Diagnóstico Precoce da doença.
Coletando informações de especialistas, a Agência Brasileira publicou em seu portal que a chance de cura em indivíduos que têm o diagnóstico precoce de uma doença é superior a 90%.
Sendo assim, o simples fato de ter acesso a exames clínicos e laboratoriais pode ser o diferencial entre a vida e a morte.
Além do diagnóstico, o acesso a um bom Plano de Saúde possui diversos outros benefícios. Afinal, o diagnóstico precoce da doença não coloca um ponto final na mesma, mas sim, é o primeiro passo para a cura.
5 Benefícios do Plano de Saúde para Doenças Crônicas:
- Programas de Prevenção;
- Diagnóstico Precoce;
- Acompanhamento Especializado;
- Tratamento Personalizado;
- Tratamento Intensivo.
Embora não seja todas as pessoas que podem ter acesso a um Plano de Saúde. Vale lembrar que o mesmo deixa de ser um gasto, afinal, assim como o ditado diz: “é melhor prevenir, do que remediar”.
Cobertura de Tratamentos
Atualmente, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) regula e dita as regras do rol de procedimentos de cobertura por parte dos Planos de Saúde.
Entretanto, não são todos os tratamentos que possuem cobertura. Em 2021, um longo debate foi feito para decidir o que os Planos de Saúde irão ou não cobrir.
Infelizmente, muitas lacunas ficaram em aberto e até o momento, é muito difícil saber quais tratamentos serão cobertos pelo Plano.
Todavia, vale lembrar que embora não seja obrigado a cobrir todos os tratamentos e medicamentos, um Plano de Saúde precisa, sim, dar todo o suporte básico para o paciente do início até o fim do tratamento.
Dentre as coberturas obrigatórias, podemos incluir leitos, cirurgias, medicamentos controlados, consultas, entre outros.