“Prevenção de Doenças Ocupacionais”. Provavelmente você já deve ter ouvido falar neste termo. Hoje em dia, a Medicina do Trabalho, ou mais especificamente a Saúde Ocupacional está se tornando cada vez mais o ponto central quando falamos sobre a saúde do trabalhador.
Segundo o Tribunal Superior do Trabalho (TST), a cada 3h e 47 minutos ao menos 1 pessoa vem a óbito em decorrência de acidentes no trabalho.
Pensando nisso, neste conteúdo, vamos falar um pouco sobre como os Planos de Saúde, em parceria com a Medicina do Trabalho e a Saúde Ocupacional, podem reduzir esses números exponencialmente.
Prevenção de Doenças Ocupacionais, Na Prática
Prevenção…
Hoje em dia, a palavra “Prevenção” se tornou muito popular, entretanto, poucas pessoas e/ou empresas realmente colocam este termo em prática.
Segundo o TST, o número de acidentes no trabalho aumentou 36% em 2021 em relação ao ano de 2020.
Embora em muitos casos não exista um culpado, muitos acidentes, do mais leve ao mais grave, acontecem por negligência da própria empresa e/ou do funcionário.
Pensando nisso, é papel da empresa adotar a Prevenção de Doenças Ocupacionais como tema central da empresa.
Mas afinal, o que são Doenças Ocupacionais?
Quando falamos sobre a Prevenção de Doenças Ocupacionais, muitas pessoas ainda têm dúvidas, afinal, é um termo pouco utilizado.
Em resumo, Doenças Ocupacionais estão relacionadas a todas as enfermidades causadas pela tarefa que o trabalhador executa.
Como assim?
Um Soldador, por exemplo, todos os dias ele está em constante contato com a Luz em Excesso e com resquícios da própria solda.
Neste cenário, o Soldador além do risco diário de perder a visão, caso não seja utilizado os EPIS corretos, o mesmo pode ter problemas de visão no futuro.
Ou seja, quanto falamos sobre Prevenção de doenças ocupacionais, além dos acidentes, a própria exposição do trabalhador ou trabalhadora ao mesmo tipo de tarefa pode ter sequelas ao longo prazo.
Principais Doenças Ocupacionais
Ler e Dort
- Lesão por Esforços Repetitivos (Ler);
- Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort).
Asma Ocupacional
Embora não seja comum, a Asma Ocupacional está associada à manipulação de madeira (serragem), algodão e borracha.
Antracose Pulmonar
Trabalhos onde o trabalhador fica constantemente em contato direto com fumaça, principalmente de borracha e carvão.
Dermatose Ocupacional
Assim como o Pulmão, a Pele também é um órgão que pode ser afetado por doenças ocupacionais. No caso da Dermatose, por exemplo, acontece quando o trabalhador fica em contato direto com produtos químicos.
Problemas na Coluna
Quando falamos sobre Prevenção de Doenças Ocupacionais, os problemas na coluna são sempre o ponto alto da conversa.
Segundo o IBGE, cerca de 27 milhões de pessoas (18,5% da população) sofrem com algum tipo de problema na coluna.
Embora os números assustam, o mesmo tende a aumentar. Até porque, embora aconteça por causas diferentes, os problemas na coluna acontecem tanto no Advogado que fica o dia todo no escritório, quanto no pedreiro.
Problemas de Visão e Audição
Principalmente nas Indústrias, os Problemas de Audição e Visão são frequentes. Seja por conta de ruídos constantes ou faíscas, o trabalhador brasileiro está em constante perigo.
Porém, felizmente, mais de 90% de todas as doenças citadas anteriormente podem ser evitadas com a utilização de equipamentos de proteção individuais e coletivos e claro, o acompanhamento médico
Planos de Saúde e a Prevenção de Doenças Ocupacionais
Para promover a prevenção de doenças ocupacionais, incluindo os acidentes, alguns planos de saúde já investem em Programas de Prevenção.
Afinal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 96% dos acidentes e doenças ocupacionais poderiam ser evitadas.
Além dos programas de prevenção, o próprio convênio empresarial é uma forma de diminuir o número de óbitos, acidentes e doenças no trabalho.
Dessa forma, o funcionário e a sua família terão acesso rápido a exames e tratamentos caso algo anormal seja notado.
Ao contrário de acidentes que acontecem em um piscar de olhos, as doenças ocupacionais podem ser tratadas rapidamente quando identificadas previamente.