Já parou para pensar quais os procedimentos obrigatórios nos plano odontológico? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, além de baratos, os planos odontológicos são regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Ou seja, a própria ANS possui um rol de procedimentos mínimos que um plano odontológico precisa oferecer para seus clientes.
A seguir, vamos falar um pouco sobre os procedimentos obrigatórios nos planos odontológicos e quais procedimentos não são obrigatórios. Vamos lá?
Procedimentos Obrigatórios nos planos Odontológicos
Como mencionado anteriormente, a própria ANS regulamenta os Planos Odontológicos no Brasil.
Para quem tem medo dos preços das consultas particulares, por exemplo, uma forma simples e que cabe no bolso é contratar os famosos Planos de Saúde.
Mas será que vale a pena ter um Plano Odontológico?
Hoje em dia, uma simples limpeza nos dentes varia de R$200,00 a R$1000,00 dependendo do local e da capacitação do profissional.
Porém, por menos da metade desse valor é possível encontrar um plano odontológico completo. Planos que além da limpeza também possuem cobertura para diversos procedimentos, como:
- Urgência 24h;
- Aplicação de Flúor;
- Tratamento de Canal;
- Colagem de Fragmentos;
- Periodontia;
- Consultas Iniciais e Avaliações;
- Profilaxia;
- Tratamento de Cáries.
Além dos procedimentos obrigatórios nos planos odontológicos, para conquistar mais clientes, muitos planos oferecem coberturas adicionais, como a remoção dos Sisos, por exemplo.
Sendo assim, na hora de procurar o melhor plano de saúde odontológico para você, o ideal é fazer uma pesquisa comprando:
- Valores;
- Cobertura Adicional.
Caso esteja em dúvida para tomar uma decisão, faça alguns orçamentos. Ou seja, pesquisa quanto X procedimento custaria na consulta particular comparado com o valor da mensalidade do convênio odontológico.
Com base nessas informações é possível escolher o Plano de Saúde que cabe no seu bolso e que oferece a melhor e maior cobertura para você e para a sua família.
Quais procedimentos não são obrigatórios em um Plano Odontológico?
Segundo a ANS, os planos de saúde, caso seguem à risca a cobertura dos procedimentos citados anteriormente, possuem autonomia para definir o que será ou não coberto no momento da contratação do plano.
Por isso é muito importante pesquisar qual o melhor plano de saúde para você. Mas calma! Além da cobertura e dos valores, também é importante pesquisar a confiança da empresa por trás do plano.
Afinal, com saúde não se brinca, não é mesmo? Além de pensar em valores e cobertura, é importante ter a certeza que está contratando uma empresa correta e com credibilidade no mercado para cuidar do seu sorriso.