Saúde e Nutrição é a mesma coisa? Não! Entretanto, atualmente, com base nos últimos estudos científicos, ficou impossível falar sobre saúde sem falar sobre nutrição e alimentação.
Até porque, a alimentação dita as regras do funcionamento do nosso organismo a curto, médio e principalmente a longo prazo.
A seguir vamos falar um pouco sobre saúde e nutrição e claro, o porquê você deveria investir nessas 2 áreas da sua vida. Vamos lá?
Por que a Saúde e Nutrição caminham juntas?
Antes de mais nada, o que é saúde? Segundo o Dicionário, saúde nada mais é que o equilíbrio entre o organismo e seu ambiente. Além disso, também podemos definir saúde como estado de boa disposição física e psíquica.
Entretanto, por sermos vivos, nosso corpo é a máquina mais perfeita que existe. Com poucos recursos o organismo consegue criar, restaurar e adaptar funções para estar em perfeito e constante funcionamento.
No entanto, assim como em uma máquina, quanto melhor o combustível (energia), melhor será o desempenho e a durabilidade do mesmo. Ou seja, quanto melhor os alimentos que você ingere, melhor será a sua saúde.
Saúde e Nutrição são diretamente proporcionais!
Motivos para e Investir em Saúde e Nutrição
Mas afinal, por que investir em saúde e nutrição? Para muitas pessoas a frase “saúde e qualidade de vida” virou um clichê.
No entanto, quando falamos sobre saúde e nutrição, problemas pequenos podem se tornar uma grande bola de neve.
Como assim? A falta de ferro, por exemplo, pode ocasionar a falta de disposição.
Posteriormente, com a falta de disposição você fica sedentário. Ficando sedentário, você fica com ainda menos disposição. Com pouca disposição você começa a negligenciar a sua postura.
Ou seja, a simples falta de ferro pode ocasionar um grave problema postural e afetar a sua vida drasticamente.
Porém, a falta de conscientização quanto a alimentação vai muito além de problemas posturais ou falta dele. Veja alguns benefícios de investir em saúde e nutrição.
- Prevenção de Doenças;
- Melhora o Foco e Concentração;
- Melhora da Memória;
- Mais Energia e Disposição;
- Melhora a Qualidade do Sono;
- Auxilia na Produção Hormonal;
- Melhora o Desempenho Físico;
- Aumento da Libido;
- Aumento do Desempenho Sexual;
- Promove o Emagrecimento;
- Auxilia no ganho de massa muscular;
- Melhora da Autoestima;
- Diminuição de Sintomas de Ansiedade e Depressão.
O mais interessante de tudo isso é que quando um dos benefícios acima é atingido, todos os outros também melhoram.
Em outras palavras, da mesma forma que se alimentar mal cria uma bola de neve de problemas, se alimentar bem acaba trazendo benefícios em setores da sua vida que você nunca sequer pensou que seria possível.