Quando você pensa no Papel do Médico para a população, o que você imagina?
Embora muitas pessoas enxergam o médico com alguém com status e com muito dinheiro, na verdade, os médicos estudam a vida toda com um único propósito: cuidar da sua saúde.
Sendo assim, todo este prestígio, tanto pessoal, como financeiro, nada mais é que a consequência do seu dever cumprido. Até porque, já imaginou como seria uma sociedade sem médicos?
A seguir, você vai entender um pouco melhor qual o papel do médico e a importância de você procurar ajuda médica com antecedência.
Qual a importância do acompanhamento médico para a população?
Infelizmente, as pessoas só buscam por ajuda médica quando já é tarde demais. Em outras palavras, as pessoas procuram por ajuda quando o pior já aconteceu, tornando o papel do médico muito mais difícil.
Quando falamos sobre o Papel do Médico para a População, podemos imaginar o médico como um mecânico, por exemplo.
Ou seja, embora ele saiba consertar o que já foi estragado, a sua principal função é manter o automóvel em dia, trocando olho, fazendo revisões periódicas, etc. No caso, o principal papel do médico é exatamente isso, a prevenção.
O Papel do médico na Prevenção
Como citado anteriormente, as pessoas só buscam ajuda para resolver problemas e nunca para impedir que os problemas aconteçam. Porém, embora isso seja cultural dos brasileiros, é algo que os próprios médicos e profissionais da saúde lutam para mudar.
Provavelmente você já ouviu falar que é fundamental fazer exames periódicos no mínimo 1 vez por ano ou mesmo ir ao dentista a cada 6 meses. Bom, tudo isso é feito para verificar se todas as engrenagens do seu corpo estão funcionando.
Até porque, com o avanço da tecnologia, atualmente já é possível verificar praticamente todos os tipos de doenças através de exames periódicos, como câncer, diabete, hipertensão, entre outras.
O SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma mão na roda para grande parte da população brasileira. Porém, infelizmente, por conta de diversos fatores, é um sistema que em muitos casos é precário e os médicos e enfermeiros precisam fazer milagres para atender a população.
O congestionamento no SUS acontece por diversos fatores, mas principalmente pela falta de prevenção das pessoas no que diz respeito à sua própria saúde.
No entanto, graças aos profissionais da saúde, este cenário está mudando e cada vez mais a população está buscando meios preventivos de cuidar da saúde, comendo melhor e claro, se hidratando da forma correta.
O Papel do Médico na democratização da saúde
Hoje em dia, o atendimento particular de saúde é considerado uma regalia para poucos. Mas será que isso é realmente verdade?
A fim de atender a população, já existem planos de convênio que visam fornecer o melhor atendimento médico, por um preço acessível.
Segundo os médicos, isso é uma forma de levar saúde e qualidade de vida para grande parte da população e desobstruir as grandes filas no Sistema Único de Saúde que, em determinadas épocas do ano, acabam ficando fora de controle, mesmo nas grandes metrópoles.
Conclusão
O Papel do Médico para a população é indispensável, não só dos médicos, mas de todos os profissionais da saúde que doam sua vida para salvar vidas.
A saúde é um direito de todos e cada vez mais, tanto as empresas privadas, como as instituições públicas estão buscando meios para levar atendimento de qualidade para toda a população.
Claro, isso ainda está longe de ser possível, mas com o avanço tecnológico e com a população entendendo os cuidados preventivos, a tendência é que a saúde dos cidadãos melhore ano após ano.