Provavelmente você deve ter notado que a Campanha Janeiro Branco foi idealizada para acontecer logo no primeiro mês do ano. Bom, isso não é à toa, pois janeiro é o mês do recomeço, mês das reflexões, mês de começar tudo outra vez. Mas nem tudo precisa ser igual!
Pensando nisso, o Janeiro Branco foi criado para estimular e principalmente, conscientizar as pessoas sobre a importância da Saúde Mental. Até porque, é como o velho ditado diz: “quando a mente não pensa, o corpo padece”.
Embora essa frase tenha outro significado, ela se encaixa muito bem para representar a importância dessa campanha tão importante.
O que é o Janeiro Branco?
Assim como o Novembro Azul e o Dezembro Vermelho, por exemplo, o Janeiro Branco foi criado para conscientizar e mostrar para as pessoas que a Saúde Mental é tão importante quanto a saúde física.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é líder entre os países mais ansiosos do mundo, são quase 20 milhões de pessoas, 10% da população brasileira.
Além da ansiedade, diversas outras doenças acabam surgindo, como a depressão e a temida síndrome do pânico.
Principalmente durante a pandemia do Covid-19, por conta do isolamento e o medo de perder um ente querido, os números de doenças emocionais aumentaram exponencialmente, cerca de 25% ao redor do mundo.
Por que Janeiro Branco?
Infelizmente, no Brasil, ou as pessoas tratam a Ansiedade, Depressão ou Pânico como frescura e falta do que fazer, ou como uma sentença de morte.
Mas isso está longe de ser verdade! Diferente de uma doença física, a doença emocional em grande parte dos casos pode ser tratada de formas naturais e sem deixar sequelas.
No entanto, para isso, é fundamental ter acompanhamento profissional e seguir as 3 dicas a seguir:
Janeiro Branco – 3 Dicas para manter a saúde mental
Sim! Manter a saúde mental não é fácil, principalmente no mundo em que vivemos hoje. Sendo assim, da mesma forma que você escova os dentes todos os dias e tenta ter uma alimentação balanceada, também é necessário cuidar preventivamente da sua saúde mental.
Independente do seu grau de Ansiedade, Depressão ou Pânico, embora os tratamentos e medicamentos diminuam, as 3 dicas abaixo precisam fazer parte da sua vida.
1. Não se isole
Um dos primeiros sintomas da depressão, por exemplo, é a necessidade de querer se isolar do mundo.
Ao notar isso, não jogue o jogo do seu cérebro, pensa racionalmente o que é melhor para você.
O contato físico, principalmente com pessoas que você ama, tem o poder de liberar diversos hormônios no seu organismo, fundamentais no combate a depressão.
2. Cuide da sua Saúde Física
Hoje em dia, quando falamos sobre o Janeiro Branco ou sobre como aumentar o foco e a concentração, as atividades físicas sempre estarão presentes como uma solução.
Assim como o contato físico, praticar atividades físicas também libera diversos hormônios no seu organismo, como a Endorfina e a Serotonina, por exemplo, responsáveis pela felicidade e o bem-estar.
3. Mude a sua Rotina
Por fim, mas não menos importante, mude a sua rotina! Como mencionado anteriormente, Janeiro Branco é um momento de recomeço, de mudar hábitos ruins, de colocar os projetos em ação.
Portanto, não procrastine seus projetos, por mais difícil que pareça no começo, com o tempo, o que parece ser impossível se torna hábito e consequentemente passam a fazer parte da sua vida.
Para quem deseja cuidar ou mesmo se curar de uma doença, existe o que chamamos de Tríplice Coroa da Saúde Mental, são elas:
- Acompanhamento Profissional;
- Atividade Física;
- Alimentação Saudável.