Plano de Saúde Com Coparticipação ou Sem Coparticipação, qual é mais interessante?
O que é coparticipação?
A coparticipação é um valor pago pelo beneficiário ou pela empresa contratante quando se utiliza um serviço coberto pelo plano de saúde.
Sendo em planos empresariais, a forma de custeio das coparticipações fica a critério da empresa (Podendo arcar com o valor total das coparticipações ou descontando do funcionário). A cobrança pode ser feita em consultas, exames, atendimentos ambulatoriais, tratamentos e internações.
Como funciona a coparticipação?
Quando um cliente decide por realizar algum procedimento, o valor da taxa será cobrado da sua fatura mensal, dentro do prazo estabelecido em contrato (em geral, o desconto acontece entre 60 e 90 dias depois do evento).
Atualmente, a coparticipação pode ser aplicada em qualquer procedimento ou evento em saúde coberto pelo plano, podendo ser uma cobrança com valores tabelados ou percentual em cima do repasse da Operadora para o prestador.
Planos com e sem coparticipação: qual a diferença?
- O plano com coparticipação é aquele em que o beneficiário paga uma taxa (além da mensalidade arcada pela empresa) para poder utilizar os serviços de saúde.
- No plano de saúde sem coparticipação, apenas a mensalidade precisa ser paga para que o cliente possa utilizar todos os serviços cobertos pelo plano. A principal vantagem do Plano sem coparticipação é a programação mensal com o custeio do convênio (sem surpresas caso uma utilização frequente seja necessária).
Na prática, uma das principais diferenças é que o valor da mensalidade no plano de saúde com coparticipação costuma ser mais atrativo em relação ao custo da mensalidade do plano sem coparticipação. Por isso é muito importante ter um corretor de seguros para te auxiliar em todo esse processo de contratação, pois será feito uma análise para identificar todas as suas necessidades e especificidades.
Fale com um dos nossos consultores através do WhatsApp e faça uma cotação do melhor tipo de plano para você e quem você ama.