Segundo a ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, o plano odontológico é: “plano privado de assistência à saúde que compreende todos os procedimentos listados no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde para a segmentação odontológica. Estão incluídos no plano exame clínico, radiologia, prevenção, dentística, endodontia, periodontia e cirurgia.”
A importância de se ter um Convenio Odontológico vai além da estética. É necessário ter um cuidado especial com os seus dentes, pois eles são como “cartões de visita”, essa é uma das primeiras partes que observamos em outras pessoas. Cuidar da sua saúde bucal não é um gasto supérfluo e sim um investimento.
E existem algumas opções para contratar um Plano Odontológico, vamos lá!?
Plano Odontológico Empresarial
Essa modalidade é oferecida para empresas com a partir de 2 funcionários beneficiários. As mensalidades são acessíveis, as carências reduzidas e a cobertura é ampla, o que possibilita um atendimento nacional.
Plano Odontológico Individual e Familiar
Um plano odontológico individual ou familiar é bem parecido com um plano de saúde, não tem muito misterio. Ele garante os tratamentos dentários básicos, como:
- Limpeza;
- Tratamento de cáries;
- Tratamento de canal.
Para procedimentos mais específicos vai depender da extensão da cobertura contratada.
Plano de Saúde Odontológico por Contratação coletiva com adesão
A contratação coletiva com adesão favorece alguns profissionais, como:
- Empregadores do comércio;
- Comerciários;
- Servidores públicos;
- Estudantes.
Benefícios de ter um convênio odontológico
Contratar um convênio odontológico vai te permitir ter uma qualidade de saúde bucal muito melhor e utilizá-lo de forma corretiva e preventiva.
Trouxemos 4 benefícios de garantir um plano odontológico de qualidade:
Economia
As mensalidades de um Plano Odontológico costumam ser acessíveis. Assim, os tratamentos odontológicos ficam com um custo muito inferior do que ficariam se fossem realizados por uma assistência particular não conveniada.
É possível contratar um convênio odontológico a partir de R $21,90* mensais, o que por ano sairia por cerca de R$263,00.
Se for analisar que em uma única ida ao dentista podemos ter um gasto em média R$120,00 (sem incluir nenhum tipo de tratamento ou procedimento, caso seja preciso fazer um tratamento o preço pode ficar bem mais alto) não é difícil perceber o quanto (em reais) vale a pena.
Além disso, de acordo com o regulamento do Imposto de Renda (RIR-99), as despesas com saúde, como dentista ou médicos, são dedutíveis do imposto de renda, pois são considerados custos operacionais, já que destinam-se a suprir as deficiências do Estado em relação à assistência à saúde.
*É importante sempre analisar as opções com o seu consultor.
Prevenção
Com o fato de ser parcelado, acaba que você consegue criar uma rotina maior de prevenção e tratamentos que vão te ajudar a manter seus dentes e boca saudáveis, sem a necessidade de tratamentos caros e dolorosos no futuro.
Saúde Bucal
A sua saúde bucal será muito beneficiada com um Plano Odontológico, pois não é segredo para ninguém que tratamentos odontológicos não são só estéticos e tratam, também, da prevenção e tratamento de:
- Cáries;
- Mau hálito;
- Gengivite;
- Aftas;
- Periodontite;
- Dentre outras doenças mais graves.
Carência do Plano Odontológico
O período de carência é o tempo que você precisa esperar até começar a agendar suas consultas junto ao dentista. Normalmente, esse período é de 24 horas, podendo variar de plano para plano.
Para você que está em busca de uma saúde bucal de qualidade, fale com um dos nossos consultores pelo WhatsApp, eles irão entender as suas necessidades, da sua família ou da sua empresa e te apresentar a melhor opção! Não perca mais tempo.